quinta-feira, 10 de maio de 2018

O capital literário de Roraima para além da capital

É comum a produção literária dos países e Estados se concentrar nas grandes cidades, geralmente nas capitais. Mas a literatura não deixa de existir longe desses lugares. Roraima tem escritores de outros municípios, além de Boa Vista, com livros publicados.

Saiba mais sobre alguns deles:

Ernandes Dantas (Mucajaí)
Nascido em Mucajaí e neto de um dos fundadores do município a 58 km da capital, Ernandes Dantas é poeta, dramaturgo, ator, cantor, compositor e gestor cultural. É autor do livro ‘Sons, imagens e Gestos’ (2011), lançado pelo edital Microprojetos Mais Cultura – Amazônia Legal, da Funarte. Em 2017, lançou ‘Antologia Poética: sobre o que o vento anuncia’, coletânea de poemas relacionados à cultura de Mucajaí. Antologia Poética pode ser encontrada nas versões ebook e impressa no site do Clube dos Autores.

Jaider Esbell (Normandia)
Nascido em Normandia, município no Nordeste do Estado, a 185 km de Boa Vista, Jaider Esbell é artista visual e escritor, da etnia indígena macuxi. Ilustrou o livro de poemas 'Uhiri' (2017), de Devair Fiorotti, referência no Vestibular UFRR 2019. É autor dos livros: ‘Terreiro de Makunaima – mitos , lendas e estórias em vivências’ (2012) e ‘Tardes de Agosto, Manhãs de Setembro, Noites de Outubro’ (2013). Também produziu o livro artesanal ‘O Xamã’, com capa feita à mão, costura em arame e papeis reutilizados. Outras informações: www.jaideresbell.com.br.



Francisco Moreira de Souza (Rorainópolis)
Morador de Rorainópolis, no Sul de Roraima, município a 290,4 km de Boa Vista, Francisco Moreira de Souza é autor do livro ‘A garota do posto’. A obra caminha para a segunda impressão e conta a história de um homem sem coragem para declarar seu amor por uma mulher. Para investir na publicação do livro, lançado em 2017, o autor vendeu a própria moto, seu único meio de transporte, na época.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário