terça-feira, 29 de novembro de 2022

Livros de Roraima que receberam prêmios literários nacionais e internacionais

Roraima tem livros que ganharam honrarias pelo País e pelo mundo. Confira:

Cristino Wapichana

Quando o assunto é livro premiado, o mais renomado escritor roraimense aparece mais de uma vez. Cristino Wapichana tem dois livros finalistas do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira: A boca da noite, em 2017, e O cão e o curumim, em 2019. A boca da noite foi considerado o melhor livro para crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2017 e sua versão em sueco ganhou a Estrela de Prata no prêmio Peter Pan 2018, da Suécia.

Francisco Alves
Em 2018, o livro de contos Fotografias desmemoriadas de mim, de ti, de outrem, de Francisco Alves, ganhou o prêmio Peixes no Concurso Nacional da Editora Kazuá. O concurso foi dividido em fases: após a inscrição, foram classificados originais para um processo de produção editorial e orientação para serem publicados, concorrendo a um prêmio em dinheiro.


Julie Pedrosa
O nome mais novo da lista é também o mais recente a receber honraria. O romance Maldita seja Eva, de Julie Pedrosa, ganhou o V Prêmio ABERST 2022 – Categoria Narrativa Longa Suspense/ Prêmio ABERST Cláudia Lemes, concedido pela Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror.


Que venham mais!
(Só entraram na lista obras premiadas no formato livro publicado, não textos avulsos ou originais de livros selecionados para publicação).

Se você sabe de outro livro de autor de Roraima que recebeu prêmio literário, diga nos comentários.

Leia também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
Concursos literários de Roraima
Antologia do IV Concurso Literário Internacional Palavradeiros
Antologia do III Concurso Literário Internacional Palavradeiros
Antologia do II Concurso Literário Internacional Palavradeiros




Nenhum comentário:

Postar um comentário