sábado, 19 de novembro de 2022

Resultado do Concurso Literário Palavradeiros 2022

Categoria: Ensino Médio
Modalidade: Poesia

1º lugar

Título: Sobre ler e escrever pessoas
Autora: Alia
Escola: Escola Agrotécnica da UFRR (Eagro)

Eu vi em algum lugar alguma vez alguém falar sobre ler pessoas
E isso me soou tão familiar
Pois falo constantemente sobre escrevê-las
Transformar um metro e tanto de altura em versos proporcionalmente longos
Falar meio cantado sobre olhos e sorrisos marcantes
Perceber as vírgulas pontos e interrogações que compõem cada pessoa
Basear-se em sonhos e ambições para compor com perfeição as palavras
E sei que soa com estranheza a ideia de uma pessoa inteira virar uma porção de palavras
Bem como disseram
Na vez que vi alguém falar sobre ler pessoas
“Como seria possível?! Uma pessoa espremida em uma única folha de papel?”
Foi aí que percebi que as pessoas são livros
Com uma porção de folhas
Incontáveis versos
Milhares de palavras
Que me rendem algumas das minhas melhores leituras
E são base pra alguns dos meus melhores textos
E assim me vi inspirada
E pronta pra escrever sobre quem vi em algum lugar alguma vez falar sobre ler pessoas
...
Observações
Por decisão da Comissão Julgadora, não houve selecionados nas demais categorias e modalidades.
O local e a data da premiação ainda serão definidos.
...
Homenageadas do Concurso Literário Palavradeiros 2022
Maria da Conceição Pereira Rebouças é professora licenciada em Letras pela UFRR, especialista em Supervisão Escolar e especialista em Avaliação e Estatística Educacional. Atuou por 31 anos na Rede Estadual de Educação. Foi premiada pelo MEC duas vezes por projetos educacionais relevantes (1992 e 1994). Organizou o livro de fábulas para a Olimpíada Estadual de Língua Portuguesa e a coletânea dos textos vencedores da Olimpíada (2007). Organizou o livro com os projetos premiados do Prêmio Professor Excelência e Professor Nota 10 (2008). Coordenou e organizou os livros de produção textual na sala de aula da Escola Francisca Élzika Coelho (2012 e 2013). Organizou o livro dos projetos vencedores do I Workshop Pedagógico (2018). Foi coordenadora pedagógica nas escolas estaduais de 1999 a 2006, assessora pedagógica da SEED (2007 a 2009; 2018 a 2022), professora formadora pelo CEFORR e incentivadora do trabalho pedagógico com a literatura em parceria com os escritores locais (2018 a 2022). Aposentou-se em 2022.


Jeane da Silva Oliveira é pedagoga, especialista em Pedagogia Escolar e em Mídias na Educação. Atua há 20 anos como professora efetiva das redes Estadual e Municipal de Ensino. Desenvolveu atividades na sala de leitura da Escola Estadual Dr. Ulysses Guimarães, onde deu vida à Gincana Literária, projeto anual cujo objetivo é proporcionar a descoberta do prazer pela leitura.


Comissão Julgadora
Celina de Assis é professora do IFRR, mestre em Educação pela UFRGS e idealizadora do Espaço Saber.


Vitor de Araújo escreve umas coisinhas de vez em quando. Quando a preguiça deixa, publica seus textos no blog Leve Mediocridade. Traduziu contos e poemas para inglês e português e se orgulha de ter estudado escrita criativa e tradução com bolsa em algumas disciplinas do programa de Mestrado da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, de ser graduado em Letras pela Universidade Federal de Roraima e especialista em tradução do inglês pela Estácio.


Joseani Vieira é pedagoga, especialista em Gestão Escolar, publicitária e escritora. Nasceu no Rio de Janeiro e viveu em Roraima a maior parte da vida. Começou a escrever com 11 anos e faz crônicas, contos e poesias. Tem participação no e-book Mostra Picuá, na antologia Pandemias: poemas, contos e microcontos, que está em fase de publicação pela UFRR, na antologia Poesificar - Verbo de Inspiração, lançada por uma editora da Bahia e Toque de Poesia, com mais quatro autores do sudeste e sul do país. Administra o grupo O Ato de Escrever, formado por artistas profissionais e amadores de diversas partes do Brasil. Defende a cultura, a arte e a literatura como formas de registro de um povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário