terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Literatura em Roraima: fazer coletivo

A literatura em Roraima anda em coletivo. 
Para você, algumas dessas inciativas:


Inicialmente denominado Coletivo Arteliteratura Caimbé, decidiu parar de competir com a princesa Isabel e reduziu o nome para Coletivo Caimbé.

Sua primeira iniciativa foi uma intervenção cultural para comemorar o Dia Nacional da Poesia, em 14 de março de 2009, na Praça das Águas, Centro de Boa Vista (RR). Mais de cinco mil pessoas participaram das leituras e exposição de poesia, show musical e produção de textos.

É mais conhecido pelas diversas edições do Sarau da Lona Poética, um verdadeiro encontro de artes integradas. O Caimbé já levou ações de incentivo à leitura e à literatura a diversos bairros de Boa Vista, municípios de Roraima, comunidades indígenas e até outros Estados.

Atualmente, o coletivo é formado pelo casal Edgar Borges e Zanny Adairalba, além de parceiros. Modernex e nada ciumento esse casal... Tudo pela literatura!

...................................................

Máfia do Verso


Como toda máfia, seus integrantes são espertos e organizados. Trata-se de uma cooperativa de poetas cujos rendimentos com a publicação de um livro financia a obra do mafioso seguinte. Já lançaram cinco títulos, desde 2013, de Roberto Mibielli, Sony Ferseck, Eli Macuxi, Marcelo Perez e Devair Fiorotti.

Além das publicações, a Máfia do Verso atua na realização de encontros destinados à poesia e realiza trabalhos em escolas estaduais de Boa Vista, aonde leva livros e autores, com o objetivo de difundir a literatura local.

Sony Ferseck, Devair Fiorotti, Eli Macuxi e Marcelo Perez.
Só faltou o Roberto Mibielli!
...........................................


Coletivo de intervenção urbana em Boa Vista, que explora a poesia como forma de protesto e expressão, para levar arte às ruas da cidade.

Idealizado por Felipe Thiago e Hander Frank, com apoio de voluntários, o coletivo é conhecido pelos lambe-lambes, gana, paixão e muita criatividade!


.....................................

Galera da Prosa

Este é o grupo mais jovem dos quatro: nasceu em dezembro de 2016, com a proposta de discutir periodicamente um texto literário em elaboração (conto, crônica, trecho de romance, etc.) de autoria de um dos membros, escritores publicados ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário