terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

A diáspora da literatura de Roraima

Hoje eles vivem em outros pedaços de chão, mas levam na sua produção literária o gene de quem por anos tocou com os próprios pés a Terra de Makunaima.

Conheça alguns poetas, escritores e ilustradores cujo talento orgulha Roraima, mesmo à distância.

Lívia Milanez


Piauiense de nascença e roraimense de criação, recebeu prêmios literários já na adolescência: em concursos de contos contados da então Escola Técnica Federal de Roraima (hoje IFRR) e do Governo do Estado. Aos 14 anos, ficou em 2º lugar nacional no Concurso Literário “Escreva uma Carta a Caminha”, do Jornal do Commercio, de Pernambuco.


Autora do canal A Grande Desova e homenageada em 2015 pelo trabalho com o blog Resenhas do Prêmio Sesc de Literatura, lançou recentemente, com outros autores, em Brasília, onde mora e trabalha como analista de Relações Internacionais, o livro ‘Novena Para Pecar em Paz’ (2017, Penalux), com o conto ‘Um Caule de Mogno’.
Francisco Alves

Maranhense de nascença e roraimense desde criança, Francisco Alves ganhou prêmio literário nacional ainda jovem (classificou-se entre os três melhores do Concurso Nacional de Poesia, edição Cruz e Souza, em 2004), além de ficar em 1º lugar no Concurso de Poesia (Conpoesi), do Sesi-RR.


Ainda em Roraima, publicou o livro Poemas a Meia Carne (2008) e recentemente, morando em Brasília, onde faz Doutorado em Literatura, lançou Poemas Urbanóides (2017, Letras e Versos) e Ruídos Noturnos & Poemas do Esquecimento Vivo (2017, Letras e Versos).


Cristino Wapichana

Músico, cineasta e escritor, Cristino Wapichana representou Roraima em 2006 no Festival de Música Cidade Canção (Femucic), em Maringá (PR). Natural de Boa Vista, Cristino já morou no Rio de Janeiro e atualmente vive em São Paulo.

Venceu em 2007 o 4° Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas e recebeu menção honrosa em 2014. Neste mesmo ano, foi agraciado com a Medalha da Paz, do Movimento União Cultural, que em 2015, também lhe concedeu o Prêmio Litteratudo Monteiro Lobato. Em 2008 e 2014, foi indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República.

Publicou os livros: A Onça e o Fogo (2009, Manole), Sapatos Trocados (2014, Paulinas), A Oncinha Lili (2014, Edebe) e A Boca da Noite (2016, Zit).

Sapatos Trocados recebeu em 2015 o selo altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2017, a mesma entidade premiou também a obra A Boca da Noite, como melhor livro para crianças. No mesmo ano, esta publicação ficou ainda em terceiro lugar na categoria melhor livro infantil do 59ª Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil. Além disso tudo, recentemente Cristino Wapichana foi o único brasileiro entre os dez melhores livros infantis de 2017 do prêmio Peter Pan, da Suécia, com A Boca da Noite. Além do idioma sueco, esta obra também ganhou versões em dinamarquês.


Ina Carolina

Nascida em Boa Vista, atualmente vive em São Paulo. É escritora e ilustradora. Em 2015, lançou o quadrinho independente Apneia.

Junto com outros autores, Ina ganhou em 2017 o Prêmio Jabuti, na categoria Infantil Digital, com o livro Kidsbook Itaú Criança (2016, Agência África). Na obra, ela fez ilustrações para a história O Cabelo da Menina, escrita por Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu. O livro também tem como autores: Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, Luis Fernando Verissimo e Willian Santiago, Adriana Carranca e Brunna Mancuso, Antonio Prata e Caio Bucaretchi.


Leia também:

6 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, Aldenor. Fico feliz de ver seu trabalho de fomentar e divulgar literatura roraimense.
    Espero que esse tipo de trabalho incentive mais e mais escritores da terrinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Fico lisonjeado por receber suas palavras, alguém que faz parte da história da literatura em Roraima.
      Tb espero que meu trabalho de formiguinha dê frutos

      Excluir
  2. Aldenor, grande poeta plantador e ativista das letras, sua parceria semeia esperancas!!!

    ResponderExcluir
  3. vou te procurar pra conversarmos sobre essa literatura de Roraima. ter o prazer de trocar umas ideías com essa pessoa culta e dedicada....

    ResponderExcluir