terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Amigo Oculto do Livro

Realizado em Boa Vista desde 2015, o projeto Amigo Oculto do Livro tem uma proposta bem simples: fazer a brincadeira do Amigo Oculto (ou Secreto), e, no lugar dos presentes tradicionais, dar e receber livros. E, para tornar a coisa mais inclusiva, livros usados, para que ninguém fique de fora porque não tem dinheiro pra comprar o presente. E aí todo mundo sai feliz, sem gastar nada!
Foto: arquivo Coletivo Caimbé
O projeto é promovido pelo Espaço de Leitura e Pesquisa em Artes Aldenor Pimentel, do Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, em parceria com o Coletivo Caimbé. 

Foto: arquivo Coletivo Caimbé
Em 2018, pela primeira vez, a brincadeira será realizada em dois lugares diferentes: na praça do Mirandinha, no dia 9 de dezembro, às 17 horas, e na praça Mané Garrincha, no dia 15 deste mês, também às 17 horas. Os interessados podem escolher uma das praças ou ir às duas. 

Qualquer pessoa pode participar gratuitamente: basta levar um ou mais livros usados, para que o presenteado possa escolher. As crianças que participam da brincadeira trocam livros entre elas. O sorteio dos nomes é feito na hora. A proposta é que a pessoa dê de presente um livro que já tenha lido e não queira mais, mas, quem prefere dar um livro novo, está liberado.

Foto: arquivo Coletivo Caimbé
E depois da brincadeira, sempre tem tempo para aquela conversa com os mais novos amigos e também os das antigas, sobre literatura e o que mais rolar. Há quem aproveite para trocar, comprar ou vender outros livros.

Em 2015, a troca de presentes foi na praça da Bandeira e, em 2016, na praça do Mirandinha.

A iniciativa pode ser copiada por você livremente: neste ano, reúna seus amigos, colegas, familiares e proponha uma troca de livros de presente. Depois, fale aí pra gente como foi divertida a brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário