segunda-feira, 28 de maio de 2018

Literatura a Caminho: projeto de Roraima é selecionado no Rumos Itaú Cultural


O projeto Literatura a Caminho é a única proposta de Roraima selecionada na edição 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. Esta é a segunda vez que um projeto roraimense é selecionado no programa.

Nesta edição, foram 12.616 trabalhos inscritos e 109 selecionados. Houve inscrições de todos os Estados brasileiros e de outros 19 países. De Roraima, foram 33 inscritos. O resultado final foi anunciado no dia 28 de maio, em coletiva à imprensa. A lista completa pode ser encontrada neste link.

Até então, o único de Roraima selecionado no Rumos era o cantor e compositor Eliakin Rufino, contemplado no edital Rumos Música Mapeamento 2007-2009. Além disso, em 2017, o escritor e xamã Davi Kopenawa Yanomami recebeu o Prêmio Itaú Cultural 30 Anos.

Coordenado pelo escritor Aldenor Pimentel, em parceria com o Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, o projeto Literatura a Caminho pretende realizar oito encontros entre escritores de Roraima e estudantes de Ensino Médio de escolas públicas de Boa Vista, Cantá e Mucajaí, em 2018 e 2019. Estão previstos ainda o sorteio de livros regionais entre estudantes e a doação de exemplares às biblioteca das escolas envolvidas no projeto.

“Será a partir do interesse manifesto da comunidade que escolheremos as escolas para receberem o projeto gratuitamente. Os encontros serão planejados em parceria com cada uma das escolas envolvidas”, informou Aldenor Pimentel. As escolas públicas de Ensino Médio interessadas em fazer parte do projeto devem entrar em contato pelo email: aldenorpimentel@gmail.com.

Criado em 1997, o Rumos Itaú Cultural é um programa de apoio à produção artística e intelectual. É um dos primeiros editais públicos para a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros. Os projetos abrangem um universo que engloba desde música, artes visuais, artes cênicas, literatura e audiovisual até arquitetura, moda, design e gastronomia, entre outros campos.

2 comentários:

  1. Teu nome tá na história da literatura daqui. Obrigada por tanto empenho, muita sorte, muito trabalho, muito sucesso!

    ResponderExcluir