quarta-feira, 9 de maio de 2018

Governo Temer tenta lucrar politicamente com aprovação de projeto de lei que não elaborou nem trabalhou para aprovar


Com a aprovação do projeto de lei que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), o Ministério da Cultura fez uma postagem, no mínimo, curiosa em sua página oficial no Facebook. O texto diz: “Boa notícia! Após forte articulação do #MinC, a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE) foi aprovada no Congresso Nacional do Brasil.”
Com assim? — perguntaram-se, com razão, aqueles que realmente fizeram uma forte articulação para que o projeto de lei vingasse. Isso porque, em todo o trâmite no Congresso, não se viu articulação alguma da gestão Temer, ainda que fraca, em favor da proposta.

O projeto de lei foi aprovado no dia 8 de maio de 2018 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal. E agora, para entrar em vigor, basta a sanção presidencial.

O projeto é fruto de um amplo e longo debate entre a sociedade civil organizada e o Poder Público. A PNLE é uma tentativa de dar continuidade às ações exitosas do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), aprovado por meio da portaria interministerial, em 2006, e instituído por meio de decreto da então presidenta Dilma Rousseff, em 2011.

Alguns dos objetivos do projeto são democratizar o acesso ao livro; fomentar estudos e indicadores nas áreas do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas; desenvolver a economia do livro; promover a formação profissional nos segmentos criativo e produtivo do livro e mediador da leitura; e incentivar a criação e a implantação de planos estaduais e municipais do livro e da leitura.

Entrega do projeto de lei à senadora Fátima Bezerra (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas). Foto: Vinicius Ehlers/ Gab. Sen. Fátima Bezerra
Por temerem que o projeto não fosse priorizado pela gestão Temer, o Colegiado Setorial de Literatura, Livro e Leitura (CSLLL), a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e a Secretaria Executiva do PNLL, às vésperas do processo de impeachment, apresentaram a minuta do projeto de lei à senadora Fátima Bezerra (PT/RN), que assumiu sua autoria.

Logo em seguida, a primeira ação do governo Temer para a cultura foi extinguir o Minc, o que só foi revertido mediante grande pressão da sociedade civil organizada. Mesmo depois da desextinção do ministério, o Governo Federal, além de reduzir drasticamente o orçamento, reestruturou o Ministério da Cultura, diminuindo na pasta a importância da DLLLB, transferida da Secretaria Executiva para a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Além disso, o Governo deixou sem gestor por seis meses o órgão responsável pela política nacional de livro, leitura, literatura e bibliotecas.

Talvez por tudo isso o post na fanpage do Minc não cite nenhum exemplo dessa “forte articulação” para que fosse aprovada a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Leia também


Vote no projeto de lei que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita

Minc descumpre regimento do CNPC e desrespeita prazo de publicação de moções


Cultura: para o Governo, mercadoria; para a sociedade civil, um direito




Nenhum comentário:

Postar um comentário