quinta-feira, 12 de abril de 2018

Livros de Roraima em vestibulares


Ao lado de clássicos da literatura nacional, livros de Roraima já foram referência em vestibulares. Segundo a Comissão Permanente de Vestibular (CPV) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), de 2014 até hoje, quatro obras entraram para a lista.

Confira!

A Mulher do Garimpo (Nenê Macaggi)

Até agora, A Mulher do Garimpo (1976), de Nenê Macaggi, foi referência em vestibulares UFRR de 2014 a 2015. 


Publicado originalmente na década de 70, pela Imprensa Oficial do Amazonas, e relançado em 2012, em Boa Vista, o romance A mulher do Garimpo é considerado o marco inicial da produção literária em Roraima. A obra descreve as dificuldades da vida dos garimpeiros, discute a demarcação dos territórios, aponta problemas decorrentes da migração e questões indígenas. Aborda ainda a situação das viúvas do garimpo, a prostituição alastrada, como único meio de sobrevivência, e a morte precoce dos filhos. 


Amor para quem odeia (Eli Macuxi)


Lançado em 2013, o livro reúne poemas sobre o amor, anteriormente publicados no blog elimacuxi, poesia pura.


Foi referência nas edições de 2017 e 2018 do vestibular.



Meia Pata (Ricardo Dantas)

Também lançado em 2013, junto com Amor para quem odeia, de Eli Macuxi, foi referência nos vestibulares UFRR 2017 e 2018.

Na história, no final da década de 80, o biólogo Daniel Silva viaja para estudar a maior diversidade ecológica do planeta. Com uma equipe de trabalhadores formada com mão de obra local, embrenha-se na mata fechada, traiçoeira e perigosa, e é submetido a todo tipo de situação: de um romance inusitado e místico com uma linda indígena Macuxi a um embate por território e respeito com a maior predadora da floresta, a onça-pintada. 


O Guru da Floresta (José Vilela)

O Guru da Floresta, de José Vilela, também foi lançado em 2013 e foi referência nos vestibulares UFRR 2015 e 2016.

O romance conta a história do irreverente Macaco Pancoso, um guariba-vermelho que nasceu e se criou na mata fechada, no tempo em que os bichos falavam. 

Metido a ecologista, ele se intitulava defensor implacável dos Direitos dos Animais e arrumou briga com meio mundo para cumprir sua missão.


E você já leu algum desses livros? O que achou? Comente aí!


Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário