terça-feira, 6 de abril de 2021

Audiolivros de Roraima e afins

Roraima também tem literatura para os ouvidos.

Conheça alguns desses audiolivros de poesia e prosa e iniciativas afins, alguns disponíveis gratuitamente na internet.

Aléxia Linke
Os livros infantis e infantojuvenis “O arco íris coloriu” (1999), “Flor do Tepui” (2004), “Tangolomango da massa” (2005) e “Tudo ao seu tempo” (2010), de Aléxia Linke, vieram acompanhados de CD com as histórias em áudio. “Eu tinha uma patrocinadora muito querida minha que estava num processo de cegueira. Eu escrevia as histórias e ia ler pra ela. Então a gente falou: como tem ela que não está podendo ler as histórias, deve ter outras pessoas. Então, vamos gravar”, relatou Aléxia, em live com o escritor Edgar Borges. Recentemente, a autora, que agora usa o nome Aléxia Braga, seguiu a dica de Edgar Borges e postou os audiolivros na internet. Para ouvir, acesse aqui.


Airton Vieira
O livro infantil “Coisinha assim” (2005), de Airton Vieira, vem acompanhado de CD com a versão em áudio de histórias, poemas e músicas.


Juanuz Cruz
O livro de poesia “Coisas naturais”, de Juanuz Cruz, também tem versão em áudio: 16 faixas com os poemas interpretados pela própria autora, com instrumentos e sons de natureza ao fundo.


Eliakin Rufino
O LP “Roraima” (1992), de Nêuber Uchoa, Eliakin Rufino e Zeca Preto, o Trio Roraimeira, juntou em um só álbum canções e poesia falada. Das 18 faixas, oito são de poemas escritos e interpretados por Eliakin Rufino, o Poeta de Água Doce. São eles: “Cavalo selvagem”, “Sol de verão”, “Buritizeiro”, “Sentimentos cintilantes”, “Miragem”, “Mudança das folhas”, “Festa dos botos” e “Arquipélago interior”.

LP Roraima. Fonte: Facebook de Neuber Uchoa.

Rosidelma Fraga
Alguns dos poemas do livro “Amor amante”, de Rosidelma Fraga, ganharam versão em áudio e com Libras. A iniciativa faz parte do projeto "A obra poética Amor amante nas bibliotecas e nas escolas estaduais de Roraima", aprovado no Edital N° 006 – Prêmio Dorval de Magalhães de Literatura, da Secretaria de Estado da Cultura. O poema “Negra avante” pode ser encontrado neste link.


Elisa
O folhetim em áudio “Carícia”, escrito e interpretado por Elisa, em dez capítulos, está disponível no Instagram do Grupo Margens. O primeiro capítulo pode ser encontrado neste link.

Cristino Wapichana
O conto "Wató, a pedra do fogo" é uma história taurepang coletada pelo etnólogo alemão Theodor Koch-Grünberg na década de 1910. Adapatada por Cristino Wapichana e publicada em 2019 no livro "Nós - uma antologia de literatura indígena", organizado por Maurício Negro, "Wató, a pedra do fogo" ganhou versão em podcast narrada por Daniel Munduruku e disponível gratuitamente na plataforma Globoplay. Para ouvir, clique neste link.


E aí, gostou?

Ah, se souber de mais algum nome para a lista, me avise.

Leia também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
O arco íris coloriu (Aléxia Linke)
Coisinha assim: um livro sobre coisinhas, bichinhos e pessoinha (Airton Vieira)
Coisas naturais (Juanuz Cruz)
Cavalo selvagem [poema] (Eliakin Rufino)
Cantares de amor (Rosidelma Fraga)
Literatura de Roraima gratuita na internet
E-book: a literatura de Roraima na era digital
Vídeos literários de Boa Vista no Festival Live do Bem
Vídeos literários de Roraima no Edital #culturaemcasa

2 comentários:

  1. Em tempos digitais, mídias auditivas! Ecologicamente os autores reeditando suas obras sem celulose!#audiolivros #celulosefree

    ResponderExcluir