terça-feira, 28 de agosto de 2018

Entrevista com o escritor George Farias

George Farias é o convidado da segunda entrevista da série com escritores de Roraima. Ele começou a produzir literatura por pensar que a poesia seria um veículo para se manifestar, se comunicar e mostrar suas angústias e anseios. Nasceu no Ceará em 1963 e vive em Roraima desde 1989, onde voltou a estudar e resolveu morar. 

Como se deu seu contato com a leitura? 
A literatura me envolveu desde muito cedo, pois eu admirava quem escrevia e como escrevia. 

Que livros você mais gostou de ler na vida? De que gêneros, escolas literárias e temas você mais gosta? 
O livro que mais me chamou a atenção foi ‘Eram os deuses astronautas’, [de Erich Von Daniken], depois busquei outros e outros e outros, sem me preocupar com o gênero. 

Quais são suas influências artísticas? 
Minha maior influência é meu irmão, [Cacá Farias], que me incentivou à leitura e por ser um grande compositor. 

Que características desse autor estão presentes na sua produção? 
O fato de ser poesia. 

Como você avalia o cenário atual da literatura em Roraima? 
Minha visão diz que a literatura em Roraima está mais ativa, porém segmentada, visto que alguns escritores se acham. 

Que trabalhos literários roraimenses você mais admira? 
Admiro alguns trabalhos, mas mais a poesia. 

O que você diria sobre a nova geração de escritores de Roraima? 
Vejo em crescimento. 

Quais são seus objetivos, como escritor? 
Que meu trabalho seja lido, principalmente nas escolas. 

Quais os momentos mais marcantes da sua carreira? 
Mais marcante foi no dia em que vi meus livros sendo objetos de estudo de alunos do Mestrado da UERR. 

Como você caracteriza os textos que produz? 
Poema. 

Com é o seu processo de criação? 
Lendo e com muita calma, para que não seja qualquer nota. 

O que o inspira a escrever? Quais são seus temas mais recorrentes? 
O mar é meu principal tema, porém falo sobre muitos outros temas. 

O que você pode falar sobre os livros que você publicou? 
Publiquei dois livros e tenho um terceiro para publicar. Poemas que contam minha experiência em Roraima, porém sempre com um pé no mar. 

Quais são seus projetos futuros? 
Lançar meu terceiro livro e escrever mais. 

Blog 

Redes sociais de George Farias 

Leia também

E ainda
Mesas redondas discutem literatura em Roraima
Verbo porvir: a poesia em gestação em Roraima

A literatura de Roraima tá bem na fita!
Sessões coletivas de autógrafos de escritores roraimenses no II Sesc Literatura em Cena


Nenhum comentário:

Postar um comentário