quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Resultado: III Concurso Literário Internacional Palavradeiros

Poesia

1º lugar: Rosas, girassóis e tulipas (Lucas Alejandro Castellano de Sales) - Escola: Sesi-RR
2º lugar: Esquadrias (Leonardo Henrique Santos Araújo) - IFRR

Nesta edição, não será concedida premiação para terceiro colocado na categoria Poesia.

Conto
1º lugar: Os guardiões (Gabriel Alencar) - Boa Vista (RR)
2º lugar: O Massacre (Sandra Godinho) – Manaus (AM)
3º lugar: Perdas intencionais (Maurício Matos Cunha) - São Gonçalo (RJ)

Menções honrosas
Confissão (Vitor de Araújo) - Boa Vista (RR)
Ah pósto-lo e daí (Marcos Antonio Campos) – Natal (RN)
S.O.S. (Erlinda Noris Pinera) - Boa Vista (RR)
Via das Flores (Wesley Ribeiro Dias) – Sobral (CE)
Mameluco (Evandro Valentim de Melo) – Brasília (DF)
O último sonho (M. Meyer) - Boa Vista (RR)
Maria Parente e João Vicente (Fabiano Henrique Rocha) - Boa Vista (RR)
Encontro (Vanessa Brandão) - Boa Vista (RR)

A premiação será no dia 14 de dezembro de 2018, a partir das 19 horas, no Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, Rua Carmelo, 2044, Nova Canaã - Boa Vista (RR).


Comissão Julgadora
Carmem Spotti

Professora doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Letras pela UFRR. Especialista em Filologia pela PUC/MG. Especialista em Comunicação Expressão e Cultura pela URCAMP/RS. Professora da UERR e do CEFORR (Centro de Formação dos Profissionais em Educação do Estado de Roraima).

Cristino Wapichana
Músico, compositor, cineasta e escritor. Nasceu em Boa Vista, Roraima. É contador de histórias e palestrante sobre a temática indígena em escolas, universidades, fundações e instituições diversas. É autor do livro A Boca da Noite, traduzido para o dinamarquês e sueco, este vencedor da Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan 2018, do International Board on Books for Young People (IBBY); Escritor brasileiro escolhido pela Seção IBBY Brasil para figurar a Lista de Honra do IBBY 2018:  Prêmio FNLIJ 2017 nas categorias Criança e Melhor Ilustração; Prêmio Jabuti 2017; Menção honrosa no Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas 2014. É também autor de A onça e o fogo, vencedor do Concurso FNLIJ/UKA Tamoios de Textos de Escritores Indígenas 2007, Sapatos Trocados: como o tatu ganhou suas grandes garras, selecionado para compor o acervo básico da FNLIJ 2015.  Livro A Boca da Noite figurou no catálogo da Feira de Bolonha, na Itália – 2017, Recebeu o Selo Altamente Recomendável FNLIJ 2017 e o Selo White Revens da Biblioteca de Munique - 2017. Pelo Movimento União Cultural recebeu o Prêmio Litteratudo Monteiro Lobato 2015 e a Medalha da Paz – Mahatma Gandhi 2014. Patrono da Cadeira 146 da Academia de Letras dos Professores (APL) da Cidade de São Paulo. Indicado ao Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República, em 2014 e 2008, pelos trabalhos relevantes em prol da cultura indígena brasileira. Foi coordenador do nearin (Núcleo de Escritores e Artistas Indígenas do inbrapi).

Francisco Alves Gomes
Professor de Literatura Brasileira da Universidade Federal de Roraima – UFRR. Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília – UnB, onde, atualmente cursa o doutorado. É poeta e contista, tendo publicado os seguintes livros: Poemas a meia carne (2008), Ruídos Noturnos ou pequenas putarias literárias (2012), Poemas Urbanoides (2017), Ruídos noturnos (2017), e seu primeiro livro de contos, Fotografias desmemoriadas de mim, de ti, de outrem (2018). Já participou de coletâneas literárias diversas. É ator e diretor teatral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário