quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Concursos literários de Roraima

A história de Roraima tem bons exemplos de concursos literários, de iniciativa governamental e independente. A maioria permanece apenas na lembrança; outros ainda insistem em existir. Abaixo, alguns deles:


Concurso de Contos Contados 

Realizado pela primeira vez em 1994, pela Biblioteca Pública (divisão do então Departamento de Cultura da Secretaria de Estado da Educação), em parceria com a Academia Roraimense de Letras, tinha as categorias Infantil, Juvenil e Adulto. 

As apresentações eram no então ativo Teatro Carlos Gomes. Houve ainda a publicação de pelo menos duas antologias dos contos finalistas, referentes às edições de 1994 e 1995. 

Entre as revelações do concurso estão nomes como Thiago Sardenberg, que depois publicou o romance ‘No abismo da paixão’, se formou em Cinema e dirigiu o filme Bromance. 


Conpoesi 

O Concurso Sesi de Poesia (Conpoesi) tinha as categorias Infanto-Juvenil e Adulto e as modalidades Escrita e Interpretação. Em 2013, realizou sua 15º edição. Chegou a publicar pelo menos três antologias dos poemas finalistas. O livro de 2005, por exemplo, reúne os textos das edições de 2001 a 2004 do concurso. 

Entre as revelações está o poeta Francisco Alves Gomes, que posteriormente publicou três livros de poemas e um de contos. 


Concurso Literário Palavradeiros 

Realizado em 2016, ainda com o nome de Concurso Literário Aldenor Pimentel, hoje o Concurso Literário Internacional Palavradeiros vai para a sua terceira edição. 

Tem as categorias Conto e Poesia. Nas duas edições publicou antologia, impressa ou digital, com os textos finalistas. 

Entre as revelações do concurso está o escritor Gabriel Alencar, posteriormente premiado em outros concursos literários brasileiros, além de ter selecionado para publicação textos de sua autoria em revistas literárias. 
...

Outros concursos literários já realizados em Roraima são o Concurso de Poesia Falada de Boa Vista, promovido na década de 80 pelo Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação; o Prêmio de Literatura Sesc-RR 2010, que publicou antologia, além do Concurso Literário Infanto-juvenil Sesc-Roraima, que em 2009 lançou antologia com os poemas e conto finalistas e classificados na 9ª edição; o I Concurso Cultural do Coletivo Arteliteratura Caimbé (2010), atualmente Coletivo Caimbé; o Concurso Jaider Esbell de Criação Literária, que teve pelo menos três edições, a mais recente em 2016; e o Concurso Roraimense de Poesia Universitária/Concurso Roraimense de Poesia Juvenil, do Programa de Educação Tutorial – PET-Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que já tem duas edições, a mais recente em 2018, e publicou antologia com os poemas finalistas.

Vc participou de algum desses concursos literários?
Sabe de outros promovidos em Roraima?
Deixe seu comentário!

Leia também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
A diáspora da literatura de Roraima
Roraima na Flip 2018: fotografia, poesia e prosa
Gabriel Alencar: promessa literária que já começa a se cumprir
Antologia do II Concurso Literário Internacional Palavradeiros

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Participei e ganhei alguns compoesi... teve um concurso feito pelo então Arteliteratura Caimbe, em parceria com o poeta Rubens da Cunha que eu também participei nos idos de 2009, acho. Concursos são excelentes pra gente ganhar confiança e incentivo...

    ResponderExcluir
  3. Sugiro alyerscal na parte do concurso dos contod conrafod. Se você escreve "desde 1994..." Sugere que até hoje é realizado. Melhor e mais exste dizer de quando a quando rolou.

    ResponderExcluir