terça-feira, 20 de novembro de 2018

Roraima: livros artesanais

Conheça algumas iniciativas em Roraima que não dependem de editora tradicional para tornar possível a publicação de livros literários: 


Maricota Cartonera 

Lançado em 2016 pela poeta Zanny Adairalba, o selo editorial independente ‘Maricota Cartonera’ é a primeira editora cartonera de Roraima. O selo independente tem como finalidade difundir a produção literária alternativa de forma sustentável, a partir da reutilização do papelão para a encadernação de livros. A editora publicou livros artesanais da própria idealizadora do selo, além de outros autores. 

Na técnica cartonera, a capa do livro é feita artesanalmente, com caixa de papelão reutilizada, pintada e costurada à mão. O conteúdo interno é o mesmo em todos os livros, mas as capas nunca se repetem, o que torna cada exemplar único. 

A primeira obra lançada foi o livro de poemas 'Carrossel Agalopado' (2016), de Zanny Adairalba. Também lançada pela editora, a antologia ‘Palavradeiros’ reuniu poemas e contos finalistas do Concurso Literário Aldenor Pimentel 2016, atual Concurso Literário Internacional Palavradeiros, além de textos de escritores convidados. 


Neto Freitas 

Nascido em Boa Vista, o poeta e acadêmico de Letras/Literatura da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Neto Freitas fez, com as próprias mãos, os seus dois livros: ‘Poemas sociais, regionais e banais’ (2017) e ‘Resistirmos’ (2018). 


Coletivo Ecoecoa 

Formado pelos escritores gaúchos Manatit e Mishta Ecoaecoa, o coletivo produziu de forma independente dez livretos no premiado projeto RPG Comunativo. Recentemente, lançou a trilogia poética ‘Sem Início Sem Fim’, composta pelas obras: ‘Chile Verde’, ‘Poemas Insones’ e ‘Silvo de Silêncio’.

Vc conhece outra iniciativa de produção de livros artesanais em Roraima?

Leia também
Regulamento do III Concurso Literário Internacional Palavradeiros (2018)
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
Concursos literários de Roraima
A literatura de Roraima tá bem na fita!
Pela primeira vez, Roraima é finalista do mais importante prêmio da literatura brasileira
Literatura de Roraima é destaque em mapeamento da produção independente brasileira
E-book: a literatura de Roraima na era digital
Literatura indígena de Roraima
Roraima deve publicar cinco livros inéditos, via edital público
Livros de Roraima em vestibulares
O capital literário de Roraima para além da capital
A literatura de Roraima além das fronteiras da língua
Literatura para crianças em Roraima
A diáspora da literatura de Roraima
Sessões coletivas de autógrafos de escritores roraimenses no II Sesc Literatura em Cena

Nenhum comentário:

Postar um comentário