sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Dois papas: meio filme, meio podcast


Continuo minha incursão pela crítica dos filmes brasileiros indicados ao Oscar 2020. Agora é a vez de Dois Papas.

Dirigido por Fernando Meirelles, Dois Papas parece um filme para ser ouvido. Sim, na prática, o
mais importante ali são os diálogos. Visualmente o filme é bem estático: ficamos vários momentos diante de Bento XVI e o futuro Papa Francisco sentados ou caminhando, enquanto conversam. Mas, demos o braço a torcer, que diálogos! Davam um baita de um livro. Dava, não: já deu.

Talvez dizer que o filme é um roteiro adaptado ajude a entender essa sensação de a história ser meio paradona. Dois Papas é uma adaptação do livro de mesmo nome. Acontece que se trata de um livro não ficcional. Portanto, não é uma obra literária que conta uma história, mas um texto que expõe ideias. Transformar um livro do gênero dissertativo (uma grande redação de vestibular) em uma história de cinema não é uma tarefa fácil. O fato de o roteiro do filme e o livro serem escritos pelo mesmo profissional (Anthony McCarten) parece não ter ajudado muito nesse ponto.

Além de um conteúdo denso, Dois Papas tem uma escolha de narrativa visual muito potente: muitas vezes, nos deparamos com uma câmera trêmula, como se estivéssemos assistindo a um documentário. Tudo a ver, já que o filme é baseado em uma história real. Muito bom! 

E vc? Assistiu? O que achou?

Leia também
Política Pública de cinema em Roraima?
História de livro ambientado no Brasil é a inspiração de Jurassic Park

Nenhum comentário:

Postar um comentário