Foram dois escritores roraimenses
indicados: Cristino Wapichana e Ina Carolina
Roraima recebeu duas indicações no 59º Prêmio Jabuti, ambas obras voltadas ao público infantil. Pelo que se tem notícia, esta é primeira vez que o Estado tem, ao menos, um finalista no prêmio considerado o mais importante da literatura brasileira.
O livro ‘A boca da noite’, de Cristino Wapichana, foi indicado na categoria Infantil. ‘Kidsbook Itaú Criança’, da também roraimense Ina Carolina, em coautoria com outros escritores, foi indicado na categoria Infantil Digital. Os demais autores de ‘Kidsbook Itaú Criança’ são: Marcelo Rubens Paiva e Alexandre Rampazo, Luis Fernando Verissimo e Willian Santiago, Fernanda Takai, Adriana Carranca e Brunna Mancuso, Antonio Prata e Caio Bucaretchi. Atualmente, Cristino Wapichana e Ina Carolina moram em São Paulo.
Até então, o único registro que se tem de Roraima no Prêmio Jabuti foi em 2015 com o livro acadêmico ‘Agricultura Conservacionista no Brasil’, segundo lugar na categoria Ciências da Natureza, Meio Ambiente e Matemática. Um dos artigos que compõe a obra é de autoria do professor e pesquisador da UFRR Valdinar Ferreira Melo. Entretanto, o professor não é considerado pelo prêmio como autor do livro, organizado por Luiz Fernando Carvalho Leite, Giovana Alcântara Maciel e Ademir Sérgio Ferreira de Araújo.
Cristino Wapichana e Ina Carolina. Crédito: acervo Jaime Brasil Filho |
Leia também:
O nascimento de um conto ou como pari ‘Teu Futuro te Condena’
Para ler resenhas de livros de outros autores de Roraima, acesse:
Ode a Ana Maria é fantástico
O Homem de Barlovento: um tesouro oculto
Resenha: Daniel Sapeca e o Diamante Azul do Tepequém (Clotilho Filgueiras)
Resenha: Rapadura é doce, mas não é mole (José Vilela)
Nenhum comentário:
Postar um comentário