terça-feira, 22 de junho de 2021

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Meu mundo e o que eu vejo (Eliza Menezes)

 MENEZES, Eliza. Meu mundo e o que eu vejo. Boa Vista: Wei, 2021.



Sinopse 
Antologia de poemas que traz, sob a visão feminina, a vida e como ela se apresenta aos olhos da escritora, numa referências amazônidas, em versos que refletem a constante peleja intrínseca ao ser feminino, e que, muitas vezes, é responsável por tornar a mulher quem ela é. 

Ilustração
Nívia Coimbra

Informações complementares 
Publicação financiada por recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio de edital da Secult-RR.

Veja também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
Verbo porvir: a poesia em gestação em Roraima
Amor amante (Rosidelma Fraga)
Amor roxo por Manaus e outras histórias (Débora Menezes)

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Unicelular (Tarsis Magellan)

MAGELLAN, Tarsis. Unicelular. São Paulo: Martin Claret, 2019.



Sinopse
Rosa Villar, agente da ABIN, é chamada às pressas para investigar o atípico envenenamento do filho de uma influente jornalista australiana que passava férias numa praia isolada no nordeste brasileiro. O que Rosa não imaginava é que o bem-estar da criança estaria ligado a membros do alto escalão da embaixada americana. Para sanar os problemas diplomáticos que surgem, Rosa corre contra o tempo à procura do antídoto para a criança. A agente tem fortes indícios de que a Biotech, uma grande empresa farmacêutica chinesa que comanda uma empreitada gigantesca no País, está envolvida no incidente. Sua investigação leva ao centro de controle da corporação, na distante Ilha de Trindade. Lá, Rosa é apresentada à Iniciativa Unicelular, um projeto que imaginou existir somente em histórias fantásticas. No entanto, ela sente que algo mais está à espreita, capaz de colocar não só a sua vida, mas a de todos em risco. Envolta em uma teia de mentiras, conspirações, segredos corporativos e inúmeras mortes, Rosa, para conseguir o que quer, deve descobrir os mistérios escondidos em um lugar onde não só o homem, mas também a natureza serão seus piores inimigos.

Informações complementares 
Antes de ganhar a versão impressa, o livro foi publicado no Wattpad e, posteriormente, na Amazon, em 2016. As informações catalográficas informadas neste post foram coletadas da versão impressa, lançada pela Martin Claret.

Veja também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
Histórias de monstros e diabruras (Tarsis Tindarsam)
Conquis7as (Tanner Menezes)

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Literatura de Roraima e pandemia

Assim como outras doenças que impactaram o mundo ao longo da História, a covid-19 deixou suas marcas na produção de escritores de Roraima. Conheça algumas dessas obras que falam sobre coronavírus, seja como tema principal ou periférico.

Literatura de circunstâncias

A Editora da Universidade Federal de Roraima realizou em 2020 um concurso literário internacional, com o tema “Pandemias: cuidados, prevenção, efeitos e consequência sobre a vida humana: dimensões múltiplas de uma temerária e inquietante experiência coletiva”, que resultou em dois volumes da coletânea “Literatura de circunstâncias”, com poemas, contos, minicontos e crônicas. A coleção foi organizada por Fábio Almeida de Carvalho, Roberto Mibielli e Edgar Borges.

O volume 1 (contos) está disponível gratuitamente para download aqui.

O volume 2 (poemas, minicontos e crônicas) está disponível gratuitamente para download aqui.

Poesias na pandemia, de Joelma Fernandes de Oliveira
Lançado pela editora Iole, em 2021, o livro reúne poemas escritos por Joelma Fernandes de Oliveira durante a pandemia da covid-19 que refletem as positivas inspirações da autora em sua vida.

O livro pode ser comprado neste link.

De repente um sonho - um conto em tempos de pandemia, de Paulo Thadeu Franco das Neves

Publicado pela Wei Editora, em 2021, o livro apresenta ao leitor um conto que narra a história de um homem infectado pelo coronavírus.

É a vida: microcontos de risadas, amor e morte, de Gabriel Alencar
Lançada em 2021, esta coletânea de microcontos, dos gêneros comédia, drama, romance e terror, vem com temáticas variadas, entre elas, o coronavírus.

A menina e o poeta, de João Euclides Junges
O cononavírus não é o tema principal deste romance, lançado em 2020. Ambientada na Amazônia, a história mostra uma relação de encontros e distanciamento entre a jovem Mayla e Ney, um homem bem mais velho. Em um dos capítulos, o protagonista é infectado pelo vírus.

Pérolas e porcos, de B. C. Garmatz
A história deste romance, que tem a corrupção como tema central, termina em 2021 e fala sobre começo da pandemia e as implicações da covid-19 na vida das pessoas.

Leia também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial

terça-feira, 1 de junho de 2021

Poesias na pandemia (Joelma Fernandes de Oliveira)

 OLIVEIRA, Joelma Fernandes de. Poesias na pandemia. Boa Vista: Iole, 2021.





Sinopse 
Coletânea de poemas escritos durante a pandemia da covid-19 que refletem as positivas inspirações da autora em sua vida.

Informações complementares 
Livro impresso e e-book.

Veja também
Obras literárias de Roraima: levantamento inicial
Verbo porvir: a poesia em gestação em Roraima
Cantares de amor (Rosidelma Fraga)