terça-feira, 27 de março de 2018

Roraima deve publicar cinco livros inéditos, via edital público


Ao que tudo indica, Roraima terá ainda neste ano novas obras literárias na praça. O edital 007/2017 – Incentivo e Fomento à Literatura, da Secretaria de Estado da Cultura, selecionou para publicação com recursos públicos cinco projetos de romance e livros de poemas.

Conheça as obras selecionadas:

Incertezas no Meio do Mundo (Edgar Borges)

O livro de poemas Incertezas no Meio do Mundo, de autoria de Edgar Borges, trabalha de forma subjetiva e envolvente os matizes do cotidiano, perpassando por “verdades incômodas”. A obra tem dimensão de 14x21, capa colorida e 80 poemas. O projeto propõe ainda rodas de conversas em escolas públicas de Boa Vista.


Eroquês – Historia Causas e Lendas - Em Poesia (Edison Eroquês Velho)

O livro Eroquês – Histórias, Causas e Lendas – Em Poesia é o primeiro trabalho literário de Edison Eroquês Velho. A obra é uma coletânea de histórias, causas e lendas transformadas em poemas. Trata-se de uma produção com grande apelo ao nativismo da cultura gaúcha, uma grande viagem aos pampas, uma visão dos costumes e tradição, da vida nas fazendas e da lida com o gado, da doma de potros, da vida do gaúcho do interior. Junto a esse trabalho, o autor compôs alguns poemas exaltando os costumes do caboclo de Roraima, sua fauna, flora e alguns deuses da mitologia indígena.

Eldorado de Brisa (Aldenor Pimentel)

O livro Eldorado de Brisa, de autoria de Aldenor Pimentel, possui 237 páginas e conta a história de uma jovem que se aventura por um mundo diferente, levando também outro indivíduo a largar todas as coisas e seguir após ela. Obedece ao gênero drama, fazendo um vislumbre do regionalismo quase mítico, onde se procura o velho e comentado Eldorado, só que dessa vez não se passa no Orinoco, na Venezuela, ou no Parimé, em Roraima, mas na Bolívia e no Acre.

Aves de Arribação (Lindomar Bach)

O livro Aves de Arribação, de autoria de Lindomar Bach, é composto por seis capítulos, revestidos de uma linguagem simples, em que se percebe e se compreende a visão do autor, num desejo de se aprofundar no universo de personagens que se aventuraram e se aventuram numa migração que faz lembrar as aves e sua trajetória cigana, despojada, migratória. O ambiente em que se funda a obra remonta à época do garimpo, conta a história de uma família de nordestinos que escolheu Roraima para viver e projetar um futuro melhor.

O Herói “Qualquer Um” (Danilo Santos)

O livro O Herói Qualquer Um, de autoria de Danilo Santos, possui dez capítulos e conta a história de um jovem que, estimulado pelo desejo de conhecer a casa do poeta chileno Pablo Neruda, e enauseado pela vida tediosa de empregado que levava, resolve pedir demissão e deixar tudo para trás, em busca de uma aventura que lhe emprestasse fascínio e sentido para a vida.

As informações sobre as obras foram tiradas dos pareceres de mérito cultural, emitidos pelo Conselho Estadual de Cultura, publicados no Diário Oficial do Estado.

Leia também

Nenhum comentário:

Postar um comentário