quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Músicas de Roraima que ganharam o País na voz de figurões da MPB

Frank Aguiar, Palavra Cantada e Gaby Amarantos são algumas das estrelas de renome nacional que já deram voz a canções compostas por artistas roraimenses. Confira abaixo:


Mijador com Mijador (Zerbine Araújo) 

Depois de anos de sucesso como cantor e compositor da banda de forró Pipoquinha de Normandia, Zerbine Araújo viu sua música ‘Mijador com Mijador’ ser gravada por figuras como o piauiense Frank Aguiar e as bandas cearenses Brasas do Forró e Garota Safada, que lançou o cantor Wesley Safadão.

Mijar com Mijador (Frank Aguiar)

Mijador com Mijador (Brasas do Forró)

Mijador com Mijador (Garota Safada)

A música foi ainda trilha sonora da adaptação da peça Lisístrata (411 a.C.), do dramaturgo grego Aristófanespara o gênero teatro de fantochesA adaptação foi feita pelo Grupo Paideia, do Ceará. 


Ubirajara (Sérgio Sarah) 

Autor da música ‘Caxambu’, em parceria com Ricardo Nogueira, o saudoso Sérgio Sarah teve sua composição ‘Ubirajara’ gravada pela banda paulista Palavra Cantada, voltada ao público infantil, no álbum Canções do Brasil, que tem uma música de cada Estado do País.

Ubirajara (Palavra Cantada) 

Menos conhecido desta lista, principalmente para as novas gerações, Sérgio Sarah ganhou outros prêmios por suas parcerias musicais com Ricardo Nogueira. Entre eles, o primeiro lugar no I Festival de Música da Roraima (Femur), em 1982, com a canção 'Marchando'. 
  
Pimenta com Sal (Eliakin Rufino)

Para finalizar, não poderia faltar Eliakin Rufino, ele que talvez seja o compositor roraimense com mais músicas gravadas por artistas de outros Estados: ‘Tudo Índio’, ‘Memória da Tribo’ e ‘Gaia’, por exemplo, foram interpretadas pelo paraense Nilson Chaves; Ditados Impopulares’ e ‘Todo Mundo Nasce Artista’, respectivamente, pelas também paraenses Leila Pinheiro e Aíla; ‘Madrugada’ e ‘Se Chovesse Você’, pela amazonense Eliana Printes, com participação do paraibano Chico César; ‘O Sonho do Xamã’, pela também amazonense banda Raízes Caboclaspela paulistana Lu Santarosa

Provavelmente, um dos mais importantes momentos da carreira de compositor de Eliakin Rufino foi quando a cantora paraense Gaby Amarantos (intérprete do hit ‘Ex mai love’, abertura da novela Cheias de Charme, da TV Globo) cantou em 2012 a música ‘Pimenta com Sal’, em rede nacional, com participação da mineira Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, no programa Altas Horas, de Serginho Groisman, da mesma emissora. A música, com feat de Fernanda Takai, está no CD Treme, da cantora paraense. 

Pimenta com Sal (Gaby Amarantos e Fernanda Takai)

Também em rede nacional, Gaby Amarantos cantou ‘Pimenta com Sal’, ao lado da baiana Daniela Mercury, no especial Criança Esperança, da TV Globo, em 2013. 

Pimenta com Sal (Gaby Amarantos e Daniela Mercury)

‘Pimenta com Sal’ rendeu ainda um videoclipe da baiana Solange Aviões (que atualmente usa o nome artístico Solange Almeida, ex-vocalista da banda cearense Aviões do Forró), com participação de Gaby Amarantos. 


Pimenta com Sal (Solange Aviões e Gaby Amarantos)

A música também foi gravada pela paraense Lucinha Bastos, pela banda potiguar Forró Babado de Menina, pela amazonense Márcia Novo, com feat do carioca Wilson Simoninha, pela também amazonense Cinara Nery, entre outros.

Gostou da seleção musical?
Lembra de outra música ou compositor que poderia estar na lista?
Comente!


Leia também
Músicas em homenagem a Chico Mendes

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Celio Cruz (amazonense) gravou a música Tomara de George Farias e Zeca Preto.

    Márcia Novo também gravou a música Casa do Caribe de George Farias e Eliakin Rufino.

    ResponderExcluir